31 de maio de 2007

Dias atarefados...*

Não é novidade que estas semanas têm sido caóticas, cheias de trabalhos e bec bec bec. Alias, eu faço questão de dizê-lo no blog, quão chateada isso me deixa. Mas hoje foi um dia literalmente atarefado. Depois de acordar cedo (e pouco ter dormido) aulas, uma frequência, mais aulas, e depois surgiu a oportunidade de um encontro com uma pessoa que muito tinha para me ensinar: um jornalista famoso (que, por enquanto, não posso dizer o nome) disponibilizou-se para, durante uma hora, e num encontro informal, dar-me a conhecer (e a alguns amigos meus) muito do mundo jornalístico actual que não fazíamos ideia. Esclareceu-nos dúvidas, deu-nos pontos de vista, abriu-nos as portas para apreciações diferentes do que temos aprendido. Realmente os media são muito mais complexos do que se acha, e hoje senti que tenho tanto para aprender neste meio. Se há pessoa que fez o meu dia ser atarefado e cheio de correrias foi esse jornalista, mas bem que valeu a pena. Foi, sem dúvida, dos sessenta minutos mais produtivos dos últimos tempos: troquei as fotocópias de estudo por um encontro real, palpável, onde tenho a certeza que aprendi muito mais. Para terminar em beleza, uns pastelinhos de Belém souberam-me a uma lembrança do passado em que vinha a Lisboa de vez em quando e parar ali era mais que obrigação. Agora moro em Lisboa e mal ponho lá os pés.
Obrigada H. e queridos colegas pela tarde de estudo intensiva, mas, e sem qualquer dúvida, fascinante.
* lembram-se da reportagem que eu tanto me queixava que tinha que acabar, há umas semanas? tive uma boa nota, sim senhores=)

30 de maio de 2007

Eh pá...*

Mas se há coisa que me irrita, para além do país estar completamente estúpido nos dias de greve, é a discrepância entre o número de grevistas anunciado pela CGTP e pelo governo... Será que eles não percebem que só perdem credibilidade quando um diz 8 e o outro 80??? É que só apetece dar chapadas a estes mongos que fazem as conferências de imprensa a dizer "ah o país parou todo" ou "ah, praticamente ninguém fez greve". Fez-se greve, pronto.

Agora, mais estúpido ainda é o governo ter tentado, de forma muito subtil, saber os nomes das pessoas que iriam fazer greve. Mas era para quê? para depois porem processos, como ao professor que mandou a piada sobre o pseudo-engenheiro Sócrates?? ou iam dar tau tau a quem fez greve porque não concordam com o estado de m*r*a que está o nosso país?

Eu não preciso de apanhar transportes para lado nenhum, e porque os meus profs decidiram não dar aulas.... Amén à greve... pena é que não vá servir para nada e tenha prejudicado a vida de muita gente...

Bom, desculpem o realismo, s calhar é melhor voltar ao estudo....
Estou chateada com o Tello, uma pessoa gostava mesmo dele e o menino, pelas costas, mudou de clube!!! Quanto ao Nani, nem comento para nao m irritar mais...
*Um especial obrigado ao pedro (cujo blog está nos links) pelos vários comentários e pela paciência por ler o meu blog até ao fim!

28 de maio de 2007

A festa foi nossa ...


Uma taça que valeu não só pelo jogo de ontem, mas pela fantástica época!
Vi o jogo nos ecrãs do estádio de Alvalade, fiz a festa com milhares de pessoas e fiquei para receber os nossos jogadores: foi a festa total e merecida.

não é um clube, é uma paixão !
(foto: capa do Record de hoje)

23 de maio de 2007

Direito a morrer com dignidade

É assim que muitos doentes crónicos se referem à eutanásia. A propósito de um trabalho para a faculdade, descobri muito sobre a eutanásia que desconhecia, li histórias reais, arrepiei-me, senti um pouco da dor das familias e dos pacientes.

Define-se a eutanásia como um procedimento que antecipa a morte de um doente incurável, para lhe evitar o prolongamento do sofrimento e da dor. Existem dois tipos de eutanásia: a activa e a passiva. A activa é negociada entre o doente e o médico, enquanto que na passiva a morte não é imediatamente provocada, mas são interrompidos todos os cuidados médicos e quaisquer medicamentos, o que leva à morte do paciente.

Ramon Sampedro, um conhecido espanhol que lutou incessantemente pela eutanásia, pôs fim à sua vida em 1998, após ter estado tetraplégico durante 29 anos. Planejou a sua morte com os amigos cautelosamente, de forma a que nao se pudesse incriminar quem o ajudou. A amiga que o encontrou morto foi incriminada pela policia, mas foi gerado um movimento mundial de milhares de pessoas que "confessavam" ter ajudado Ramon, pelo que esta foi ilibada.

James Haig, um britânico também tetraplégico, pôs fim à sua vida pegando fogo a si próprio, já que não lhe foi permitida a eutanásia.

Independentemente da forma de Eutanásia praticada, seja ela legalizada ou não, é considerada como um assunto controverso. No nosso país, por exemplo, não é muito bem aceite, devido a toda uma crença (na minha opinião exagerada) nos ideias da Igreja.

Arrepiei.me, e muito, a ler excertos do livro "Cartas desde el infierno", escrito pelo espanhol que apenas quis parar de sofrer e ter uma morte digna. Tem-me incomodado o sono e arrepia-me só de pensar o sofrimento que devem passar, sem terem direito a parar de sofrer. Após toda esta pesquisa acredito que cada pessoa tem direito a decidir se quer ou não viver preso a uma cama para o resto da vida, muitas vezes num sofrimento extremo. São muitas vezes "cérebros vivos em corpos mortos" (palavras de Ramón Sampedro), dizem que perdem toda a dignidade e que são um peso para a familia. Eu acredito. Poucas coisas devem ser piores do que saber que se vai viver num profundo sofrimento, imóvel até à morte. Estar-se morto antes da morte.


Não sei se seria capaz de decidir a eutanásia por um familiar meu que estivesse em coma vegetativo, mas acredito que cada um de nós deve decidir até que ponto a sua vida faz sentido, até que ponto é ou não digno para si mesmo, viver.


(Ramón Sampedro, a minha homenagem)

22 de maio de 2007

Vale a pena...

Ouvir esta musica, vezes e vezes sem conta. Uma versão mais recente da conhecida "Can't take my eyes of you", desta vez pelos Fugees. Simplesmente linda!



Meu Deus, como o amor nos deixa tolinhos....

Giro giro...

é dar a desculpa a mim mesma que tenho muito trabalho para fazer o jantar, e acabar por comer uma deliciosa tarte de frutas acabadinha de sair do forno, feita por esta bela cozinheira!!

Qualquer coisa como isto...
Vá, secalhar nao tava assim tao bonita... mas tava optima!! E agora volto aos estudos, boa noite!

21 de maio de 2007

Avizinha-se...

Mais uma semana cheia de trabalhos, fotocópias para estudar, uma semi-frequência, realização de textos sobre a eutanásia (que nem eu sei bem o que vou escrever)... Conclusão: pouco (ou nenhum) tempo para mim, nenhuma diversão, dias enfiados em casa sem ver ninguem. Ainda por cima o tempo não ajuda nada, só apetece dormir os dias todos, tal é a tristeza que o céu provoca. Pelo menos espero escrever no blog, para fugir aos trabalhos secantes e pilhas de matéria para empinar.
Desejem.me sorte e muita paciência.... vou precisar!
[18 dias ainda é tanto tempo]

20 de maio de 2007

Momentos especiais*



Foi uma semana realmente boa, diria que foi perfeita. Tirei férias da universidade (parcialmente, claro), estudei menos, fiz menos trabalhos, mas vivi mais. Namorei, ri (muito), nao me preocupei com o tempo, saí de casa, fui feliz ... Enfim, hoje acabou a semaninha perfeita, mas desta vez, um sorriso ficou.me na cara... fizeram de mim uma pessoa realizada nesta semana. E, afinal, não é isso que andamos todos a procura???


Agora volto aos estudos, à rotina, ao acordar cedo e deitar tarde, mas volto feliz. Só existem duas coisas que estão QUASE a tirar.me o bom humor: quem é a anormal que, a um Domingo, anda no andar por cima do meu de SALTOS ALTOS desde as nove da manha??? isto é alguma tara??? ou é mesmo gosto de ouvir este barulho irritante??? e mais, porque é que o meu vizinho do lado põe, exactamente num Domingo de manhãzinha, Kuduro a tocar desde as nove da manha, a ALTOS berros? quer dizer, nao tem mais que fazer do que acordar quem até gosta de descansar??
Eh pá, QUASE que me tiram o bom humor. Agora vou voltar ao estudo... "tudo o que é bom acaba depressa".
* Ainda a ressalvar o facto de que hoje vou a Alvalade ver o ultimo jogo do Sporting... Que espero que seja uma grande festa!

16 de maio de 2007

Papas na língua - "Eu sei"


Chamem.me lamechas, romantica, and so on. Adoro esta musica!

9 de maio de 2007

Resumo da semana:



Esta semana está a ser, sem dúvida, uma das que mais trabalho deu desde que entrei pa fac. São imensos trabalhos de grupo, trabalhos individuais, tutorias, fotocópias para ler, apontamentos para passar, apresentações para fazer.... os queridos profs e regentes das cadeiras devem ser uns frustrados e pensaram assim: "ora, esta é a semana da queima das fitas, da semana académica.... na na na, toca a passar.lhes trabalhos até ao tutâno, que é para eles nem saírem de casa, nem sentirem o cheirinho do alcool ou o barulho dos concertos".

E pronto, cá estou eu em casa, quando podia tar a curtir na semana académica de Faro - ou em qualquer uma deste país - e assim vai continuar a minha semana: trabalhos, reuniões para trabalhos de grupo, fotocópias, e afins.

Mas vá, chega de me queixar, nem tudo está perdido. Quinta a minha amiga M. chega do norte para conhecer a minha casa, e na Sexta descemos ambas para Faro, onde vamos aproveitar, com o resto das amigas, o último fim-de-semana da semana académica da universidade do Algarve.... espera-se a maior ramboia!!

Pois então, e se eu não postar mais, boa semana, e até ao dia em que eu tenha tempo - e neurónios - para postar de novo.

7 de maio de 2007

Dia da mãe atrasado....



Independentemente do que todos digam, e desta frase ser um grande cliché, eu tenho MESMO a melhor mãe do mundo!! E aproveitei o dia com ela, com direito a tudo o que ela merece!

5 de maio de 2007

Como todos já têm...



Cá fica o meu perfil feito de imagens....
Bom fim-de-semana :)

4 de maio de 2007

Vá lá meus amigos, vá lá...


Faz-me um bocado de impressão aquelas pessoas que não têm força de vontade. Um bocado não. Muita. Muita mesmo. É daqueles defeitos que me irritam mesmo, que não suporto. Eu tenho força de vontade, muita. Mesmo que tudo esteja contra mim, eu luto pelo que quero. Se não o tiver, tentei. Mas há pessoas que desistem ao primeiro acto falhado, que são pessoas negativas, não acreditam no que querem. Mais ainda, não acreditam nelas próprias.


Como positiva que sou, estou sempre a tentar animá-las, a tentar puxar pela força de vontade delas. Já que não posso lutar pelos outros, ao menos incentivo-os a lutarem pelo que querem... O pior é quando a falta de força de vontade de uns, influência a nossa vida, as nossas decisões, a nossa estabilidade emocional. Dá raiva, imensa raiva, saber que se pode ter o que mais se quer, mas, por falta de perseverança de uns, não conseguimos o que ambicionamos.


Por isso pessoal, upa upa, toca a ter força de vontade, a lutar pelo que se quer. A ambicionar, e a conseguir. Não é uma sensação boa, quando conseguimos o que sonhamos, pelo nosso próprio esforço??? O céu é o limite, run for your lives and your dreams....

3 de maio de 2007

Dia Mundial da Liberdade da Imprensa

Terminei!!! yupiiiii !!!
Pois é, consegui terminar a minha reportagem (eu sempre soube que trabalhava bem com a pressão do tempo) e até gostei bastante do resultado final. Chama.se "Aqui começa o futuro" e está muito boa (ehh, modesta...). Cruzei bem a informação, defini um ângulo de abordagem importante, acrescentei um depoimento... enfim, amanha é entregá.la e esperar pela nota.... mesmo que não seja uma nota expectacular, eu gostei da reportagem e, pelo menos para mim, ta bem gira! Passemos então ao próximo trabalho: análise de um capítulo de um dos livros de Eça de Queirós, A Campanha Alegre....
P.s.: Desculpem maçá.los com a minha vida (super entusiasmante) de trabalhos e mais trabalhos. Prometo que assim que possa posto coisas giras.
P.s.2: amanha é tambem dia da liberdade de imprensa, fundamental ao desenvolvimento do jornalismo, embora a liberdade não seja tanta como se diz... enfim...

1 de maio de 2007

Fumar ou não fumar.... eis a questão


Segundo os noticiários das 20h00, amanhã vai ser discutida no parlamento a nova lei anti-tabaco que, resumidamente, proíbe a venda de tabaco a menores de 18 anos, a total proibição de fumar em locais frequentados por jovens com menos de 16 anos, a proibição de se fumar nos locais de trabalho - excepto ao ar livre - e a proibição de qualquer publicidade ao tabaco . Fica ainda a proibição de se fumar em restaurantes, bares, discotecas, hospitais e quaisqueres locais públicos fechados [viram quantas vezes utilizei a palavra proibição? ups, mais uma!]. As multas, se esta lei for aprovada, variam entre os 50 e os 2500(sim, leram bem, dois mil e quinhentos) euros.

Ora, eu não sou fumadora, muito menos viciada, mas também nao concordo com esta radicalidade. É certo que é muito incómodo estar com os amigos no café e levar com o fumo alheio, ou sair de uma discoteca sem quase poder respirar, mas também não podemos proibir as pessoas que fumam de frequentarem sitios de lazer, como o café, os bares, etc. Concordo que nos hospitais seja proibido fumar e quem o quiser fazer pegue em si e vá fazê.lo para a rua, mas acho que as zonas que já existem em muitos restaurantes para não fumadores (e seus acompanhantes), sejam criadas no resto dos espaços públicos, para que fume passivamente apenas quem quiser. Deve sair do bolso de cada discoteca / bar, a construção de umas paredes que façam uma sala onde as pessoas possam ir fumar quando bem lhes apetecer, e depois voltar para o "ar puro", onde estão aqueles que decidiram não fumar. Quanto aos locais de trabalho, devia ser também iniciativa das próprias empresas de criar uma "zona fumadora", já que o tabaco acalma muito stress e ajuda à concentração dos empregados fumadores. Para os locais públicos pequenos, pois que vão fumar para a rua, que não custa assim tanto.
Isto seria, claro, se eu fosse a ministra ou deputada. Como sou só pseudo-futura jornalista, vamos ver que lei nos espera!

P.S.: Faltam menos de dois dias para entregar a reportagem sobre um jardim de infância. Desejem.me sorte e criatividade para uma conclusão de ouro, meus amigos!!